Qual a relevância prática deste curso?
A Administração Pública (AP) vive um período de grande transformação, resultante quer do processo de reorganização e digitalização dos serviços, quer do ritmo de integração da Inteligência Artificial (IA).
E uma Administração Pública moderna, pressupõe a disponibilidade para investir na capacitação dos seus trabalhadores, de forma a aumentar a eficiência e eficácia administrativa, bem como, a melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.
Neste sentido, este processo de transformação requer a mobilização de novas competências, de entre as quais assume particular relevância a competência técnica específica de regulamentação do tempo de trabalho e não trabalho: horários, férias, faltas e licenças, enquanto capacidade crítica para o trabalhador da AP evidenciar um elevado grau de profissionalidade no exercício das suas funções.
Cientes da relevância desta dimensão, conhecedores das especificidades da AP e reconhecidos pela especialização nesta área cientifica, desenhamos pormenorizadamente este curso de Abordagem Prática à Regulamentação do Tempo de Trabalho e Não Trabalho: Horários, Férias, Faltas e Licenças, em conformidade com o Referencial de Competências da Administração Pública.
Assim, com recurso à singularidade do nosso modelo de aprendizagem, no qual o conhecimento nasce da aplicação prática dos conceitos à realidade, pretendemos através deste curso de abordagem prática à regulamentação do tempo de trabalho e não trabalho, proporcionar aos profissionais da AP, a oportunidade de desenvolverem uma competência técnica chave, associada à capacidade de aplicação correta da regulamentação do tempo de trabalho e não trabalho: horários, férias, faltas e licenças, garantindo o total alinhamento entre as competências dos trabalhadores e as exigências colocadas à AP pelos desafios atuais e futuros.
O que vai aprender a fazer?
No final do curso, o participante deverá ser capaz de:
Interpretar o quadro legal em vigor;
Descrever as modalidades de horários de trabalho previstos na lei;
Identificar as ausências ao serviço e respetivos efeitos;
Realizar a tramitação seguida em matéria de faltas por doença.
Qual a estrutura curricular?
A estrutura curricular deste curso, encontra-se organizada nas seguintes unidades de estudo:
Tempo de trabalho
Regimes de duração do tempo de trabalho
Modalidades de horário de trabalho
Isenção de horário de trabalho
Trabalho suplementar
Tempos de não trabalho
Descanso diário e semanal
Férias, faltas e licenças
Situação de doença no Regime de Proteção Social Convergente e no Regime Geral de Segurança Social
Exercícios Práticos de Aplicação
Quem são os destinatários?
Este curso destina-se a:
Profissionais da administração pública que tenham responsabilidades na área e outros profissionais da administração pública com interesse no tema.
Confere certificação?
A conclusão com aproveitamento deste curso, permite ao participante o acesso ao Certificado de Formação Profissional registado na plataforma oficial criada pelo Estado Português para o efeito (SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa).
Quais os requisitos técnicos necessários?
Para frequentar este curso é essencial dispor um Equipamento Tecnológico com ligação à internet, detentor de ecrã de trabalho (computador, tablet ...), sistema de vídeo e áudio.
Todas as sessões do cursos decorrerão em formato síncrono, sendo o acesso às mesmas realizado através da plataforma de e-learning, na qual serão disponibilizados todos os recursos respeitantes a cada uma das sessões do curso.



































