Qual a relevância prática deste curso?
A Administração Pública (AP) vive um período de grande transformação, resultante quer do processo de reorganização e digitalização dos serviços, quer do ritmo de integração da Inteligência Artificial (IA).
E uma Administração Pública moderna, pressupõe a disponibilidade para investir na capacitação dos seus trabalhadores, de forma a aumentar a eficiência e eficácia administrativa, bem como, a melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.
Neste sentido, este processo de transformação requer a mobilização de novas competências, de entre as quais assume particular relevância a competência técnica específica de regulamentação do tempo de trabalho e não trabalho: horários, férias, faltas e licenças, enquanto capacidade crítica para o trabalhador da AP evidenciar um elevado grau de profissionalidade no exercício das suas funções.
Cientes da relevância desta dimensão, conhecedores das especificidades da AP e reconhecidos pela especialização nesta área cientifica, desenhamos pormenorizadamente este curso de Regime Jurídico de Proteção nos Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais na AP, em conformidade com o Referencial de Competências da Administração Pública.
Assim, com recurso à singularidade do nosso modelo de aprendizagem, no qual o conhecimento nasce da aplicação prática dos conceitos à realidade, pretendemos através deste curso de abordagem prática ao regime jurídico de proteção nos acidentes de trabalho e doenças profissionais, proporcionar aos profissionais da AP, a oportunidade de desenvolverem uma competência técnica chave, associada à capacidade de compreensão e da correta aplicação do atual regime de proteção, garantindo o total alinhamento entre as competências dos trabalhadores e as exigências colocadas à AP pelos desafios atuais e futuros.
O que vai aprender a fazer?
No final do curso, o participante deverá ser capaz de:
Contextualizar os fundamentos da proteção dos acidentes de trabalho e doenças profissionais;
Interpretar o quadro legal em vigor na proteção social dos trabalhadores que exercem funções públicas;
Descrever as diferenças entre o regimes geral e o regime especial da AP;
Identificar e aplicar as especificidades da proteção dos acidentes em serviço e das doenças profissionais regulada pelo Decreto-Lei nº 503/99;
Assegurar a correta tramitação dos procedimentos administrativos: participações e impressos obrigatórias.
Qual a estrutura curricular?
A estrutura curricular deste curso, encontra-se organizada nas seguintes unidades de estudo:
Contextualização dos Acidentes de Trabalho e das Doenças Profissionais
Responsabilidade e situações protegidas
Fundamentos da proteção à luz dos normativos nacionais e internacionais
Proteção social na eventualidade
Quadro Legal Aplicável
Legislação específica da AP
Legislação do regime geral da segurança social
Legislação comum aos dois regimes
Regime Específico de Proteção dos Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais dos Trabalhadores da AP
Estrutura e aplicação prática do Decreto – Lei n.º 503/99: trabalhadores abrangidos e responsabilidade (dirigentes, serviços e outras instituições)
Alteração introduzida pela lei que aprova o Contrato de Trabalho em Funções Públicas
Prestações que concretizam a proteção (incapacidades temporárias, incapacidades permanentes e morte)
Outras responsabilidades
Procedimentos administrativos (formalidades, participações e impressos obrigatórios)
Análise comparativa do regime atual face ao anterior e situações específicas de vigência do regime anterior
Exercícios Práticos de Aplicação
Quem são os destinatários?
Este curso destina-se a:
Profissionais da administração pública que tenham responsabilidades na área e outros profissionais da administração pública com interesse no tema.
Confere certificação?
A conclusão com aproveitamento deste curso, permite ao participante o acesso ao Certificado de Formação Profissional registado na plataforma oficial criada pelo Estado Português para o efeito (SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa).
Quais os requisitos técnicos necessários?
Para frequentar este curso é essencial dispor um Equipamento Tecnológico com ligação à internet, detentor de ecrã de trabalho (computador, tablet ...), sistema de vídeo e áudio.
Todas as sessões do cursos decorrerão em formato síncrono, sendo o acesso às mesmas realizado através da plataforma de e-learning, na qual serão disponibilizados todos os recursos respeitantes a cada uma das sessões do curso.









































