Qual a relevância prática deste curso?
A Administração Pública atravessa um período de enorme transformação, quer em termos de reorganização e digitalização dos serviços, quer da integração no ambiente de trabalho da AP de colaboradores provenientes de outras culturas e contextos geográficos.
Este processo de integração requer a promoção de uma cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) dentro do ambiente de trabalho, não apenas por uma questão ética, mas enquanto opção estratégica assente na evidência de que equipas diversificadas e inclusivas são mais criativas, eficientes e inovadoras.
Neste contexto, uma Administração Pública moderna, pressupõe a disponibilidade para investir na criação de ambientes de trabalho onde todas as pessoas se sentem verdadeiramente ouvidas, respeitadas, valorizadas e motivadas para dar o seu melhor.
Cientes da relevância desta dimensão, conhecedores das especificidades da Administração Pública e reconhecidos pela especialização nesta área cientifica, desenhamos pormenorizadamente este curso de Novos Ambientes de Trabalho na AP com Cultura DEI.
Assim, com recurso à singularidade do nosso modelo de aprendizagem, no qual o conhecimento nasce da aplicação prática dos conceitos à realidade, pretendemos através deste curso, preparar os profissionais da AP para os desafios dos novos ambientes de trabalho, que vão exigir de líderes e de liderados um novo modelo de relacionamento interpessoal, em prol de uma cultura organizacional mais justa, humana e inovadora.
O que vai aprender a fazer?
No final do curso, o participante deverá ser capaz de:
Caracterizar os pilares da cultura DEI, e descrever os principais desafios inerentes à promoção da mesma nos novos ambientes de trabalho da AP;
Identificar e aplicar estratégias para mitigar enviesamentos, preconceitos e estereótipos relacionados com a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI);
Desenvolver competências de liderança inclusiva, comunicação e negociação em equipas multiculturais;
Implementar um plano de ação para a promoção da cultura DEI nos novos ambientes de trabalho da AP;
Promover práticas de atuação ética e responsável em contextos culturalmente diversos.
Qual a estrutura curricular?
A estrutura curricular deste curso, encontra-se organizada nas seguintes unidades de estudo:
Enquadramento e caracterização das dimensões da Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)
Benefícios e desafios nos novos ambientes de trabalho na AP com cultura DEI
Tipos de enviesamentos, preconceitos e estereótipos na gestão de equipas
Estratégias para mitigar enviesamentos, preconceitos e estereótipos
Motivação e ambientes de trabalho inclusivos
Diversidade cultural e empatia
Práticas de DEI nas diferentes fases do percurso profissional de cada colaborador
Práticas de liderança para a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)
Plano de ação para a promoção da cultura DEI nos novos ambientes de trabalho da AP
Práticas de atuação ética e responsável em contextos culturalmente diversos
Quem são os destinatários?
Este curso destina-se a:
Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos, assistentes operacionais e outros profissionais da administração pública com interesse nesta temática.
Confere certificação?
A conclusão com aproveitamento deste curso, permite ao participante o acesso ao Certificado de Formação Profissional registado na plataforma oficial criada pelo Estado Português para o efeito (SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa).
Quais os requisitos técnicos necessários?
Para frequentar este curso é essencial dispor um Equipamento Tecnológico com ligação à internet, detentor de ecrã de trabalho (computador, tablet ...), sistema de vídeo e áudio.
Todas as sessões do cursos decorrerão em formato síncrono, sendo o acesso às mesmas realizado através da plataforma de e-learning, na qual serão disponibilizados todos os recursos respeitantes a cada uma das sessões do curso.





























