Enquadramento
Numa sociedade que se pretende cada vez mais inclusiva, assegurar a disponibilização de um atendimento em língua gestual portuguesa nos serviços públicos, deverá constituir uma prioridade de todos os organismos públicos. Neste sentido, a capacitação em Língua Gestual Portuguesa dos colaboradores que asseguram funções de atendimento é essencial. Pois este atendimento permite eliminar umas das grandes barreiras no acesso a serviços públicos para cidadãos surdos.
Objetivos
No final do curso, o participante deverá ser capaz de produzir uma comunicação elementar em Língua Gestual Portuguesa com vista a assegurar um atendimento que possibilite aos cidadãos com deficiência auditiva interagir de forma autónoma com as organizações da Administração Pública.
Estrutura Curricular
Estatuto formal da LGP
Estruturas gramaticais de LGP
Comunicação elementar em LGP
Atendimento nos serviços públicos em LGP
Inclusão e acessibilidade de cidadãos surdos em serviços públicos
Destinatários
Este curso destina-se a:
Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos, assistentes operacionais e outros profissionais da administração pública.
Certificação
A conclusão com aproveitamento deste curso, permite ao participante o acesso ao Certificado de Formação Profissional registado na plataforma oficial criada pelo Estado Português para o efeito (SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa).
Requisitos
Para frequentar este curso é essencial dispor um Equipamento Tecnológico com ligação à internet, detentor de ecrã de trabalho (computador, tablet ...), sistema de vídeo e áudio.
Todas as sessões do cursos decorrerão em formato síncrono, sendo o acesso às mesmas realizado através da plataforma de e-learning do ITI, na qual serão disponibilizados todos os recursos respeitantes a cada uma das sessões do curso.




