Qual a relevância prática deste curso?
Nos últimos anos, temos vindo a assistir a uma profunda transformação na Administração Pública, impulsionada pela digitalização dos serviços e mais recentemente pela Inteligência Artificial.
A exigência de maior eficiência, rapidez na resposta ao cidadão e adaptação constante às evoluções tecnológicas, tem vindo a alterar significativamente os ritmos de trabalho e natureza do perfil de competências necessárias ao desempenho de muitas funções.
Neste contexto, a pressão para acompanhar as constantes alterações tecnológicas, o receio de obsolescência de competências, a sobrecarga cognitiva provocada pela hiperconectividade e a necessidade de tomar decisões informadas em ambientes cada vez mais complexos, tem um impacto direto no nível de stress, na saúde mental e no bem-estar dos funcionários. Podendo tornar-se um problema sério ao desencadear elevados níveis de ansiedade, prejudicando diretamente a saúde do funcionário, o seu desempenho profissional e em última análise provocar o burnout.
Assim, este curso de Gestão de Stress em Funções Públicas na Era da Inteligência Artificial surge como uma resposta prática e atual a estes riscos. E visa dotar os participantes de técnicas de gestão de stress profissional e prevenção do burnout, promotoras da motivação, do bem-estar e da melhoria do desempenho profissional.
O que vai aprender a fazer?
No final do curso, o participante deverá ser capaz de identificar o conceito de stress, causas, consequências negativas do mesmo, caracterizar o conceito de emoção e aplicar técnicas de controlo e gestão de stress profissional, prevenindo os processos de exaustão e burnout.
Qual a estrutura curricular?
A estrutura curricular deste curso, encontra-se organizada nas seguintes unidades de estudo:
O impacto da integração da IA no ambiente organizacional
Stress
Conceito de stress
Fatores de risco: emocionais, sociais, organizacionais
Sinais e sintomas
Consequências negativas do stress
Medidas preventivas
Técnicas de controlo e gestão de stress profissional
Como lidar com situações de agonia e sofrimento
Técnicas de autoproteção
As emoções
Conceito de emoção
Características fisiológicas, cognitivas e comportamentais das emoções
Estratégias de gestão das emoções
Burnout
Conceito e identificação
Fatores de risco
Autocuidado e prevenção
Quem são os destinatários?
Este curso destina-se a:
Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos e outros profissionais da administração pública com interesse nesta temática.
Confere certificação?
A conclusão com aproveitamento deste curso, permite ao participante o acesso ao Certificado de Formação Profissional registado na plataforma oficial criada pelo Estado Português para o efeito (SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa).
Quais os requisitos técnicos necessários?
Para frequentar este curso é essencial dispor um Equipamento Tecnológico com ligação à internet, detentor de ecrã de trabalho (computador, tablet ...), sistema de vídeo e áudio.
Todas as sessões do cursos decorrerão em formato síncrono, sendo o acesso às mesmas realizado através da plataforma de e-learning, na qual serão disponibilizados todos os recursos respeitantes a cada uma das sessões do curso.












































